terça-feira, 8 de março de 2011

Personalidade

Noticia: 
Renato Seabra não premeditou homicídio e estava sob perturbação extrema


Renato Seabra, o modelo de 21 anos presumível homicida de Carlos Castro, não premeditou o assassínio do jornalista. Pelo menos assim o entende a polícia norte-americana e o jovem está agora acusado de homicídio em segundo grau, avança o jornal Público.
Segundo a lei americana, o homicídio em segundo grau dá-se quando não existe premeditação e o autor age sob a influência de uma perturbação emocional extrema, explica o jornal.
Segundo os tablóides norte-americanos de ontem que revelaram os detalhes mais sórdidos do crime, antes de espancar e castrar o jornalista num hotel da Times Square, o modelo terá dito que era heterossexual e que só estaria com Castro por dinheiro. A esta revelação ter-se-á seguido uma discussão que terminou de forma trágica.

SOL

........................................................................................................................


Esta noticia é uma noticia que se aplica ao conceito da Personalidade que é frequentemente associado ao tema da Identidade.
A personalidade é algo que torna o individuo único, quando nos referimos personalidade de alguém, temos em conta os seus sentimentos, emoções, pensamentos, atitudes, comportamentos, motivações, tomadas de decisão, projectos de vida.
Quando nos referimos à personalidade é ainda falar de comunicação e de relações interpessoais, do comportamento social e das diferentes máscaras que usamos para representar as diferentes personagens.



“A diversidade do comportamento humano não acontece desordenadamente, ou à sorte, mas organiza-se em padrões ou pautas de conduta facilmente identificáveis e características das pessoas. Estes padrões de comportamento, diferentes uns dos outros, constituem um fenómeno complexo, que inclui, pelo menos, dois elementos, ambos relevantes. O primeiro é o facto diferencial: pessoas diferentes reagem e comportam-se de modo diferente numa mesma situação. O outro é a continuidade ou (relativa) estabilidade do modo de conduzir-se de cada pessoa, que parece tender para uma certa semelhança de comportamento mesmo quando a situação é diferente.”


Fierro, A., Psicologia Básica, Eudema, 1993, p. 538



Através dos depoimentos prestados no excerto do noticiário é caracterizada a personalidade de Renato Seabra.
Renato é descrito como uma pessoa extremamente pacifica, calma, boa, amigo do seu amigo e nunca fez mal a ninguém.
Nesta situação real é possível verificar a existência de várias máscaras numa mesma pessoa que muitas vezes são desconhecidas pelos próprios e que são reveladas em situações extremas como aconteceu nesta situação e é dito na noticia publicada pelo jornal SOL: "... o autor age sob a influência de uma perturbação emocional extrema...".
Na acção de Renato Seabra verificou-se um défice na sua estabilidade pessoal o que o levou a fazer algo, como diz a noticia, que não premeditou.
Conhecendo-se a personalidade de uma pessoa não é possível adivinhar o seu comportamento em certos tipos de situações como é aqui bem visível, nem a própria pessoa consegue ter noção, age inconscientemente.
A Personalidade acaba assim por ser um tema delicado e do qual não é possível obter o seu conhecimento completo.




Redigido por: Rita Sádio

Um comentário:

  1. o Que o Renato fez revela é uma grande falta de personalidade.

    ResponderExcluir