domingo, 20 de março de 2011

Atitude e Comportamento

  • Atitude – uma avaliação global e aprendida de um objecto social (que pode ser uma pessoa, um lugar, um dado assunto ou um qualquer objecto) que influencia o pensamento e a acção.
  • Comportamento – resposta externamente observável de uma pessoa a um dado estímulo.
Nota: As atitudes são expressas em comportamentos.
Portanto as atitudes são parte da estrutura de pensamento, enquanto que os comportamentos surgem como resultados operacionais dessa mesma estrutura.
Assim sendo, definir se uma dada tentativa de persuasão pretende modificar atitudes ou comportamentos, é na realidade definir se pretendemos uma mudança estrutural ao nível das atitudes ou conjuntural actuando sobre os comportamentos. Modificar atitudes é um processo mais demorado, dado que estamos a falar de algo que ‘faz parte’ do próprio indivíduo, mas que trará mais benefícios a longo prazo já que as mudanças ao nível das atitudes são mais resistentes aos efeitos temporais. A mudança comportamental tem a clara vantagem de trazer efeitos imediatos, mas que no entanto dificilmente se irão repercutir no futuro.
Aplicando estes conceitos aos processos de publicidade, é fácil de perceber que a grande maioria das campanhas de publicidade têm como objectivo mudanças de comportamento, levar o consumidor a comprar um determinado produto, como por exemplo, as publicidades de cosméticos para emagrecer.
Por outro lado, a mudança de atitude é algo que normalmente se pretende obter em campanhas de consciencialização social que procuram modificar os pensamento do publico alvo, seja no sentido de promover maior tolerância para com outras comunidades ou para promover hábitos de alimentação mais saudáveis, como por exemplo, em todas as embalagens do tabaco se encontra uma mensagem a informar de consequências que se podem ter devido ao consumo do mesmo.
No esquema seguinte são apresentadas as diferentes componentes das atitudes face à SIDA:
Redigido por: Rita Sádio

Um comentário: