sábado, 25 de setembro de 2010

"O pai pode ser pai e amigo ao mesmo tempo?" ou "Só pai?" ou "Só amigo?"

Na quarta aula de Psicologia procedemos à leitura de uma crónica do psiquiatra Daniel Sampaio, "Respeitar as boas maneiras", onde durante a sua análise surgiu um dos grandes temas de discussão e o que mais nos motivou, pai e/ou amigo, "O pai pode ser pai e amigo ao mesmo tempo?" ou "Só pai?" ou "Só amigo?".
Aqui deixamos a nossa opinião...

Rita- Na minha opinião acho que o pai pode ser amigo e pai ao mesmo tempo, mas há que se manter uma certa barreira de respeito e não confundir a relação de filho-pai com a relação que temos com um amigo de escola.
O pai ao proibir o filho de algo que não lhe parece o mais indicado para a sua vida não está a ser inimigo dele, está sim a ser amigo ao tentá-lo proteger daquilo que considera inadequado.
Acho que a função de pai e amigo se devem conciliar, o filho tem de sentir que o seu pai é alguém em quem pode e deve confiar , no qual pode sempre encontrar um ombro amigo quando tem duvidas ou dificuldades, o pai não pode apenas ser visto como "uma conta bancária" e "uma autoridade" que apenas serve para nos dar dinheiro e contrariar-nos.
Hoje em dia muitos pais recorrem por diversos motivos, como para tentarem obter o respeito dos filhos, ao que se chama "negociação", o que na minha opinião não é uma boa atitude e não contribui para uma boa educação, acho que assim os pais em vez de estarem a formar o seu filho como um ser humano civilizado com bons princípios estão sim a torná-lo oportunista, revoltados e desrespeitador para com os outros.
Há que saber educar e transmitir bons princípios às gerações mais novas, para que os adultos de amanhã construam um mundo melhor.



Qual é a tua opinião? 
Não fiques indiferente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário