domingo, 20 de março de 2011

Atitude e Comportamento

  • Atitude – uma avaliação global e aprendida de um objecto social (que pode ser uma pessoa, um lugar, um dado assunto ou um qualquer objecto) que influencia o pensamento e a acção.
  • Comportamento – resposta externamente observável de uma pessoa a um dado estímulo.
Nota: As atitudes são expressas em comportamentos.
Portanto as atitudes são parte da estrutura de pensamento, enquanto que os comportamentos surgem como resultados operacionais dessa mesma estrutura.
Assim sendo, definir se uma dada tentativa de persuasão pretende modificar atitudes ou comportamentos, é na realidade definir se pretendemos uma mudança estrutural ao nível das atitudes ou conjuntural actuando sobre os comportamentos. Modificar atitudes é um processo mais demorado, dado que estamos a falar de algo que ‘faz parte’ do próprio indivíduo, mas que trará mais benefícios a longo prazo já que as mudanças ao nível das atitudes são mais resistentes aos efeitos temporais. A mudança comportamental tem a clara vantagem de trazer efeitos imediatos, mas que no entanto dificilmente se irão repercutir no futuro.
Aplicando estes conceitos aos processos de publicidade, é fácil de perceber que a grande maioria das campanhas de publicidade têm como objectivo mudanças de comportamento, levar o consumidor a comprar um determinado produto, como por exemplo, as publicidades de cosméticos para emagrecer.
Por outro lado, a mudança de atitude é algo que normalmente se pretende obter em campanhas de consciencialização social que procuram modificar os pensamento do publico alvo, seja no sentido de promover maior tolerância para com outras comunidades ou para promover hábitos de alimentação mais saudáveis, como por exemplo, em todas as embalagens do tabaco se encontra uma mensagem a informar de consequências que se podem ter devido ao consumo do mesmo.
No esquema seguinte são apresentadas as diferentes componentes das atitudes face à SIDA:
Redigido por: Rita Sádio

Noticia: “Cidadania em 1 Minuto” projecto para estimular novas atitudes e comportamentos

A mudança de comportamentos visando o progresso da sociedade cabo-verdiana é o que espera a Unidade de Coordenação da Reforma do Estado com o lançamento do projecto "Cidadania em 1 minuto", numa parceria com a Comissão Nacional para os Direitos Humanos, Nações Unidas e RTC. A promoção da cidadania e o reforço da autoridade do Estado são os principais objectivos do Projecto "Cidadania em 1 minuto" que começou com a exibição do spot-video na TCV.
O secretário executivo da Unidade de Coordenação da Reforma do Estado, Carlos Santos, diz que o projecto se enquadra nos objectivos da Reforma do Estado, tais como o reforço da cidadania, a modernização do funcionamento do Estado, a melhoria da actuação do Estado em termos de transparência e a promoção da competitividade.
Na perspectiva de estimular novas atitudes e comportamentos necessários aos desafios de transformação do país, a Unidade de Coordenação da Reforma do Estado e os demais parceiros encetam este projecto buscando promover mudanças de comportamento e suscitar ou reforçar sentimentos e atitudes de civismo, promoção de valores de convivência pacífica na comunidade, patriotismo, cidadania.
Ao todo serão exibidos sete filmes. Além do spot da "Cidadania" e o da "Autoridade do Estado" serão abordados temas como "Comportamento violento", "Violência doméstica" , "Valorização do trabalho", "Paternidade responsável" e "Comportamentos em público" .
8-4-2010, 17:55:28


Redigido por: Rita Sádio

quinta-feira, 17 de março de 2011

Semascri oferece curso de relações interpessoais para Reciblu

A Semascri oferece, a partir desta terça-feira, dia 15, o curso de relações interpessoais “Vivendo em Equipe” para 76 associados da Reciblu (Associação dos Trabalhadores Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau). O curso, que será ministrado semanalmente de terça a quinta-feira, inicia às 9h30 na Rua Udo Deeke, anexo ao Samae, no bairro Salto Norte.
O secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt, salienta que “esta é mais uma ação no apoio técnico às cooperativas, com o objetivo de capacitar os alunos para o gerenciamento da qualidade de vida no ambiente de trabalho”. O curso irá desenvolver dinâmicas entre os associados para que possam lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências de cada cenário, sabendo administrar prováveis conflitos. No próximo dia 12 de abril, o curso também será oferecido para mulheres associadas da Coopergips (Cooperativa dos Grupos de Inclusão Produtiva).

Redigido por: Rita Sádio

quarta-feira, 16 de março de 2011

"Ser pai não é duplicar a figura da mãe"

O pai não é a figura de uma segunda mãe, não se comporta do mesmo modo, não interage da mesma forma com a criança e tem uma personalidade própria.
O pai tem o seu próprio papel, a existência do pai é acrescentar uma nova dimensão há vida da criança, com o pai, por muito semelhante que pareça, tudo acontece de forma diferente, o pai tem um modo diferente de lidar com as mais variadas situações.
As crianças precisam desde o início da identificação masculina, tanto o rapaz como a rapariga, a participação mais activa da figura masculina pode exercer uma maior influência na organização de expectativas sobre os futuros relacionamentos com homens e mulheres, exerce uma maior influência no seu desenvolvimentos social, cognitivo e emocional.
O pai não pode substituir o papel da mãe, nem a mãe o papel do pai, pois cada um contribui de sua forma para o desenvolvimentos psicológico da criança.

Aqui estão algumas sugestões  que podem contribuir para  aprofundar o vínculo entre a mãe, o pai e o bebê na barriga:
- Ler para o bebê: escolher um livro que inspire bons pensamentos, uma leitura por prazer, e partilhada com o bebê.
- Pensar, sentir, visualizar situações positivas sobre a atitude como mãe e o seu relacionamento com seu bebê; como gostaria que ele(a) fosse – imaginar as qualidades e virtudes que deseja para ele(a)- conversar sobre isso com o pai.
- Seguindo a sugestão anterior, os pais devem falar sobre o bebê, reconhecendo a sua existência e presença nas suas vida.
- Os pais podem escrever cartas para o bebê, um diário, uma conversa, as suas expectativas e sentimentos em relação a ele(a), à maternidade, à paternidade etc.
- Cantar para bebê, músicas que os pais gostem, quer alegres quer harmoniosas.
- A grávida deve partilhar momentos de prazer com o pai, fortalecendo a relação entre os três.
- A grávida deve tocar na barriga, permitir e incentivar o toque do pai enquanto conversam com ou sobre o bebê.
Estas são algumas dicas simples que incluídas na rotina diária podem fazer uma grande diferença na qualidade da saúde e da relação entre os pais e o bebê e acima de tudo nunca se deve dispensar o papel do pai durante todo o percurso do seu bebé.
Redigido por: Rita Sádio

terça-feira, 8 de março de 2011

Personalidade

Noticia: 
Renato Seabra não premeditou homicídio e estava sob perturbação extrema


Renato Seabra, o modelo de 21 anos presumível homicida de Carlos Castro, não premeditou o assassínio do jornalista. Pelo menos assim o entende a polícia norte-americana e o jovem está agora acusado de homicídio em segundo grau, avança o jornal Público.
Segundo a lei americana, o homicídio em segundo grau dá-se quando não existe premeditação e o autor age sob a influência de uma perturbação emocional extrema, explica o jornal.
Segundo os tablóides norte-americanos de ontem que revelaram os detalhes mais sórdidos do crime, antes de espancar e castrar o jornalista num hotel da Times Square, o modelo terá dito que era heterossexual e que só estaria com Castro por dinheiro. A esta revelação ter-se-á seguido uma discussão que terminou de forma trágica.

SOL

........................................................................................................................


Esta noticia é uma noticia que se aplica ao conceito da Personalidade que é frequentemente associado ao tema da Identidade.
A personalidade é algo que torna o individuo único, quando nos referimos personalidade de alguém, temos em conta os seus sentimentos, emoções, pensamentos, atitudes, comportamentos, motivações, tomadas de decisão, projectos de vida.
Quando nos referimos à personalidade é ainda falar de comunicação e de relações interpessoais, do comportamento social e das diferentes máscaras que usamos para representar as diferentes personagens.



“A diversidade do comportamento humano não acontece desordenadamente, ou à sorte, mas organiza-se em padrões ou pautas de conduta facilmente identificáveis e características das pessoas. Estes padrões de comportamento, diferentes uns dos outros, constituem um fenómeno complexo, que inclui, pelo menos, dois elementos, ambos relevantes. O primeiro é o facto diferencial: pessoas diferentes reagem e comportam-se de modo diferente numa mesma situação. O outro é a continuidade ou (relativa) estabilidade do modo de conduzir-se de cada pessoa, que parece tender para uma certa semelhança de comportamento mesmo quando a situação é diferente.”


Fierro, A., Psicologia Básica, Eudema, 1993, p. 538



Através dos depoimentos prestados no excerto do noticiário é caracterizada a personalidade de Renato Seabra.
Renato é descrito como uma pessoa extremamente pacifica, calma, boa, amigo do seu amigo e nunca fez mal a ninguém.
Nesta situação real é possível verificar a existência de várias máscaras numa mesma pessoa que muitas vezes são desconhecidas pelos próprios e que são reveladas em situações extremas como aconteceu nesta situação e é dito na noticia publicada pelo jornal SOL: "... o autor age sob a influência de uma perturbação emocional extrema...".
Na acção de Renato Seabra verificou-se um défice na sua estabilidade pessoal o que o levou a fazer algo, como diz a noticia, que não premeditou.
Conhecendo-se a personalidade de uma pessoa não é possível adivinhar o seu comportamento em certos tipos de situações como é aqui bem visível, nem a própria pessoa consegue ter noção, age inconscientemente.
A Personalidade acaba assim por ser um tema delicado e do qual não é possível obter o seu conhecimento completo.




Redigido por: Rita Sádio