(Video retirado do youtube.)
Este video contém excertos de filmes relacionados com a atitude dos médicos perante os seus pacientes e onde é importante a intervenção da psicologia clínica.
O psicólogo clínico actua em conjunto com a equipa médica e a sua única prioridade é o paciente e o seu familiar.
O discurso médico normalmente exclui a subjectividade do paciente, há que ver o lado emocional do doente, não ser insensível e expor a situação clinica do paciente de uma forma cada vez mais cuidada quanto maior for o grau da sua gravidade.
O psicólogo clínico também tem o papel de ajudar os médicos a reflectir sobre diversas questões, como ajudar o paciente e a sua família a aceitar situações como doenças em fase terminal ou até mesmo morte.
Os médicos são alvo de uma grande carga horária, o que faz com que se acumule muito stress, por vezes também sofrem choques por não saberem lidar com o paciente, ou seja o comportamento profissional reflecte directamente as emoções humanas dos indivíduos que compões a equipa médica.
Hoje em dia a maioria dos médicos optam pela indiferença perante os seus pacientes, não se gostam de envolver demasiado emocionalmente, agem de uma forma fria, como uma táctica de auto-defesa.
Alguém ouvir que o seu diagnóstico é: "A única solução é a amputação!" ou "Restam-lhe três semanas de vida!" , dito com uma expressão de indiferença é algo que afecta qualquer um psicologicamente e que se não for aceite com uma certa calma pode desencadear novos problemas a nível psicológico.
O psicólogo é fundamental, a sua presença ajuda ambas as partes, tanto o médico como o paciente, ele ajuda a equipa médica a criar uma harmonia, adquirida através do diálogo e tolerância, a fim de promover bem estar ao paciente a nível físico e psicológico.
As citações mais importantes do video são: "Cultivem amizades com essas pessoas incríveis, as enfermeiras." e "A missão de o médio não deve ser apenas a de evitar a morte, mas melhorar a qualidade de vida (...) tratando o individuo garanto que vão ganhar, independentemente do desfecho."
A psicologia clínica vai muito além de um simples trabalho, é o lidar com a complexidade do ser humano nas mais distintas emoções.