quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Identidade Pessoal

Identidade Pessoal é a maneira pela qual as pessoas enxergam a si mesmas e está intimamente relacionada à própria imagem. É muito importante, pois afeta o modo como as pessoas se sentem e de como se comportam em situações desafiadoras. Uma coisa importante sobre a identidade pessoal é a possibilidade de se enxergar exatamente como as outras pessoas nos enxergam quando estamos em harmonia com os outros e com o mundo a nossa volta, ou pode ser muito diferente quando não estamos em harmonia com elas provocando um sentimento de grande batalha para nos tornarmos apreciados pelas pessoas pelo que realmente somos. 
O primeiro passo para a auto-estima mais elevada, deve estar claro sobre quem somos e quem acreditamos ser. Esta é a meta da auto consciência. Antes que possamos melhorar a auto-estima ou mesmo fazer mudanças positivas em nossas vidas, precisamos de tempo para nos dedicar a esta forma de auto-aperfeiçoamento. Portanto, o nosso entendimento de identidade pessoal é um primeiro passo necessário e só após essa etapa é que podemos pensar sobre como mudar nossa vida positivamente. 
O que nos faz seres únicos é que ninguém mais entre os milhares de milhões de pessoas que vivem neste planeta agora ou os milhares de milhões de pessoas que viveram antes nunca foram nem são exatamente como nenhum de nós. Ao perceber isso gostamos de sermos nós mesmos! Ter a coragem de ser diferente melhora significativamente a nossa auto-estima. Se nos encontramos em baixa, certamente sofreremos de baixa auto-estima, mas se nos acharmos em nível elevado, em alta, isso nos ajudará muito. A melhor maneira de nos sentirmos felizes e melhorarmos nossa auto-estima é nos aceitar como somos e nos concentrar em nosso foco, em nossos próprios valores com relação à posição em que nos encontramos. É importante também não haver comparação em relação aos outros.  Pessoas muito competitivas fazem isso o tempo todo, o que leva ao descontentamento e baixa auto-estima. Temos que ser verdadeiros e autênticos, mesmo que isso não agrade a todos. Pelo menos, agindo com essa fidelidade, estaremos no caminho certo em busca da tão sonhada felicidade.



retirado do site:http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1864533-identidade-pessoal/

Colocado por: Rita Sádio