quarta-feira, 27 de outubro de 2010

António Damásio lança «O livro da Consciência»

Este livro foi colocado à venda em Portugal no dia 23 de Setembro de 2010.
O seu autor é António Damásio, um neurocientista que estuda a mente e o cérebro humano há mais de 30 anos, é autor de uma vasta obra de livros como "O erro de Decartes" e "Ao encontro de Espinosa" e artigos científicos.
É dito na contracapa do livro que António Damásio formulou o livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu. 


As grandes questões são:
Como é que o cérebro constrói uma mente?
E como é que o cérebro torna essa mente consciente? 
Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?

E nós questionamos: se algumas vez será possível o Homem descobrir a 100% tudo o que o cérebro e a mente escondem.
Nós queremos sempre saber mais e mais e quando pensamos que já descobrimos tudo existe sempre algo que nos falha.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Psicologia Hospitalar - Humanização da Saúde



(Video retirado do youtube.)

Este video contém excertos de filmes relacionados com a atitude dos médicos perante os seus pacientes e onde é importante a intervenção da psicologia clínica.
O psicólogo clínico actua em conjunto com a equipa médica e a sua única prioridade é o paciente e o seu familiar.
O discurso médico normalmente exclui a subjectividade do paciente, há que ver o lado emocional do doente, não ser insensível e expor a situação clinica do paciente de uma forma cada vez mais cuidada quanto maior for o grau da sua gravidade.
O psicólogo clínico também tem o papel de ajudar os médicos a reflectir sobre diversas questões, como ajudar o paciente e a sua família a aceitar situações como doenças em fase terminal ou até mesmo morte.
Os médicos são alvo de uma grande carga horária, o que faz com que se acumule muito stress, por vezes também sofrem choques por não saberem lidar com o paciente, ou seja o comportamento profissional reflecte directamente as emoções humanas dos indivíduos que compões a equipa médica.
Hoje em dia a maioria dos médicos optam pela indiferença perante os seus pacientes, não se gostam de envolver demasiado emocionalmente, agem de uma forma fria, como uma táctica de auto-defesa.
Alguém ouvir que o seu diagnóstico é: "A única solução é a amputação!" ou "Restam-lhe três semanas de vida!" , dito com uma expressão de indiferença é algo que afecta qualquer um psicologicamente e que se não for aceite com uma certa calma pode desencadear novos problemas a nível psicológico.
O psicólogo é fundamental, a sua presença ajuda ambas as partes, tanto o médico como o paciente, ele ajuda a equipa médica a criar uma harmonia, adquirida através do diálogo e tolerância, a fim de promover bem estar ao paciente a nível físico e psicológico.
As citações mais importantes do video são: "Cultivem amizades com essas pessoas incríveis, as enfermeiras." e  "A missão de o médio não deve ser apenas a de evitar a morte, mas melhorar a qualidade de vida (...) tratando o individuo garanto que vão ganhar, independentemente do desfecho."

A psicologia clínica vai muito além de um simples trabalho, é o lidar com a complexidade do ser humano nas mais distintas emoções.



Redigido por: Rita Sádio

sábado, 9 de outubro de 2010

Expresso:"Gravidez influencia saúde futura dos bebés"

A seguinte noticia sobre "Gravidez influencia saúde futura dos bebés" está disponível na página com o seguinte link: 
http://aeiou.expresso.pt/gravidez-influencia-saude-futura-dos-bebes=f607596



Gravidez influência saúde futura dos bebés


O que se passa durante a
 gravidez é mais determinante para a saúde futura dos fetos do que se imaginava até agora. Pelo menos esta é a conclusão de um livro recém-lançado nos Estados Unidos.


Diabetes infantil, obesidade na adolescência, depressão crónica e doenças cardíacas poderão ter raízes em comum. De acordo com Annie Murphy Paul, autora do explosivo "Origins: how the nine months before birth shape the rest of our lives", tudo pode passar pelo comportamento materno durante a gravidez.


A veterana escritora de livros científicos conseguiu, com esta obra, levantar polémica e atrair a atenção dos media. Além do "New York Times" e da "Time", o blogue "Salon" já deu grande espaço ao novo livro.

Entre as afirmações mais contundentes, Annie Maurphy Paul - que estava grávida do seu segundo filho enquanto escrevia o livro - diz que as mulheres que estavam próximas das Torres Gémeas durante os ataques de 11 de Setembro de 2001 desenvolverem desordens de stress pós-traumático, dando a luz a bebés baixos níveis de cortisol, a hormona que regula o stress. E, mulheres deprimidas durante a gravidez têm tendência a dar a luz a prematuros e bebés de baixo peso.

Estes exemplos estão a reforçar a compreensão de que, embora o código genético de uma pessoa determine as balizas do seu desenvolvimento, as condições da gravidez refinam e acentuam as tendências já presentes. Ou seja, a forma como os genes se expressam e o ambiente em que se desenvolvem também terão consequências determinantes na vida futura de uma pessoa.

Assim, alguns conselhos podem ficar: comer chocolate ajuda a ter bebés mais felizes, comer peixe rico em ómega 3 e com baixo teor de mercúrio dá origem a crianças mais espertas, reduzidos níveis de stress ajudam a ter uma vida mais longa. Pelo menos, é o que recomenda Annie Murphy Paul.


.....................................................................................................................................................................


Segundo este artigo do expresso achamos que este livro fala de algo importante, a ligação entre a mãe e o feto.
Por exemplo:
-se uma mãe tem pouco  alimento para ingerir durante a gravidez, o feto parece adaptar o seu metabolismo para um mundo de escassez.
-> Se uma mulher grávida é exposta a perigo de corrida coração constante, o bebê vai desenvolver a capacidade de ser altamente reactivos a ameaças potenciais, enquanto as quantidades normais de stress durante a gravidez ajudam a preparar o bebê para quantidades normais do stress no mundo.
Assim se pode concluir a importância do código genético e da Herditariedade, durante a gravidez é importante as mães terem muitos cuidados pois têm algo dentro de si e ligado a si que é afectado ou beneficiado pelas suas acções e acontecimentos a que são expostas no seu quotidiano.