domingo, 21 de novembro de 2010

"A Criança Selvagem"

As crianças selvagens são crianças que cresceram com contacto humano mínimo, ou mesmo nenhum. Podem ter sido criadas por animais (frequentemente lobos) ou, de alguma maneira, terem sobrevivido sozinhas.
Normalmente, são perdidas, roubadas ou abandonadas na infância e, depois, anos mais tarde, descobertas, capturadas e recolhidas  entre os humanos.

O fascinio pelas crianças privadas de contacto com a sociedade humana pode ser explicado pelo contexto social da época.
Lucien Malson escreveu o livro: “ A Criança Selvagem” apresenta vários casos de crianças que sobreviveram a um isolamento extremo e tentativas de descrever as consequencias da sua adaptação à sociedade humana.
A escritora tem como principal objectivo destacar as bases fundamentalmente do que faz a natureza humana e a cultura.

Alguns casos de “crianças selvagens”:
"menino-carneiro" da Irlanda em 1692:
Era um jovem de 16 anos que se tinha perdido dos pais. Cresceu entre as ovelhas e os carneiros selvagens da Irlanda e adquiriu um tipo de 'natureza ovina'.
Tinha movimentos rápidos, ágil com os pés, expressão fisionômica bravia, carnes firmes, pele queimada, trigueira, pernas e braços rígidos, destemido e destituído de qualquer delicadeza.
A saúde era excelente. Não conhecia a voz humana; emitia balidos, como as ovelhas. Sua garganta era larga e a língua parecia presa no palato. Recusava alimentos comuns; estava acostumado a comer gramíneas e feno. Viveu em montanhas e lugares desertos, como cavernas, locais distantes de qualquer centro de civilização. Os caçadores que o encontraram disseram que ele parecia um animal e não um ser humano.
Obrigado a viver como gente, contrariado e somente depois de muito tempo ele começou a perder as suas características selvagens.

John, de Uganda:
Este menino foi encontrado em 1991. Ficou doente quando comeu alimento cozido pela primeira vez. Era muito cabeludo e apresentava muitas feridas, cicatrizes e calosidades. Um cidadão indentificou o garoto como John Sesebunya, cujo pai, depois de assassinar a mulher, desapareceu. O garoto tinha três anos na época e fugiu para a floresta onde foi adoptado pelos macacos que lhe ofereceram raízes e amêndoas. John foi estudado por especialistas que diagnosticaram nele um caso genuíno de "criança selvagem".


Natasha da Sibéria:
O caso mais recente de todos é o de Natasha uma menina da Sibéria.

Foi trancada num quarto com gatos e cães saudáveis. A menina comportava-se como um cão, lambia, pulava e latia para comunicar.

Um dos maiores e mais conhecidos exemplos de "criança selvagem" é Victor, a partir do qual foi realizado um filme:



5 comentários:

  1. não acredito nestas coisas

    ResponderExcluir
  2. estas crianças estão longe de ser pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem está longe de ser pessoas são as pessoas que os abandonam isso é que permite a existência delas

      Excluir
  3. Não acredito no que vejo, todos os casos não parecem verídicos.Eu acho impossível este tipo de situações existirem, mas pronto cada um é que sabe no que acredita

    ResponderExcluir
  4. claro que existem, mais que muitos! até aparecem nas noticias...

    ResponderExcluir